Por que Elon Musk comprou o Twitter

O garoto-propaganda da rede social vai pagar 44 bilhões de dólares para torná-la privada. O que ele tem guardado?

Na segunda-feira, Elon Musk comprou o Twitter  por 44 bilhões de dólares. Musk, CEO da Tesla e o homem mais rico do mundo, planeja tornar a empresa de mídia social privada e disse que quer que o Twitter siga mais de perto os princípios da liberdade de expressão, que, em um comunicado, Musk chamou de “ a base de uma democracia em funcionamento”. (Na mesma declaração, ele descreveu o Twitter como a “praça digital da cidade onde são debatidos assuntos vitais para o futuro da humanidade”.) restabelecer a conta do ex-presidente Donald Trump. Ele também é menos propenso a banir pessoas por violações das políticas da plataforma, que podem mudar.

Para falar sobre Musk e o que o futuro reserva para sua mais nova aquisição, conversei por telefone com Matt Levine, colunista da Bloomberg Opinion que vem relatando e analisando essa história de forma abrangente no mês passado em seu boletim informativo. Durante nossa conversa, que foi editada para maior extensão e clareza, discutimos como Musk usou o Twitter para promover seus interesses comerciais, como ele vê a liberdade de expressão e por que a influência do Twitter superou seu valor financeiro há muito tempo.

Por que você acha que Elon Musk está comprando o Twitter?

Suponho que seja porque ele tem um conjunto genuíno de crenças políticas e sociais sobre como o Twitter deve ser executado, e ele sente que não está sendo executado dessa maneira. Eu também acho que ele tira muito prazer e utilidade de twittar e quer que seja otimizado para seu uso. O valor de sua empresa é aumentado por ele ser uma figura pública muito estranha no Twitter, e então ele claramente vê muito valor em twittar, e provavelmente quer possuir isso para si mesmo.

Não é imediatamente óbvio por que a Tesla é tão valorizada quanto é. Então, quanto você conecta o valor de Tesla a Elon Musk como pessoa e a maneira como ele se orienta em relação ao mundo, especialmente no Twitter?

A Tesla é uma empresa, uma empresa de automóveis relativamente pequena, que fabrica bons carros elétricos de última geração, certo? E o valor do mercado de ações da Tesla, que faz de Elon Musk a pessoa mais rica do mundo, vem de muito otimismo extremo sobre a capacidade futura da Tesla de fabricar mais carros e se tornar o ator dominante na fabricação de carros à medida que os carros se tornam mais elétricos. Além disso, ele é apenas uma espécie de visionário futurista – ele está construindo túneis que ele parece pensar que serão o futuro do transporte. Ele está enviando foguetes para o espaço. E assim o valor dessas empresas no mercado é em grande parte derivado das expectativas sobre quanto dinheiro elas ganharão no futuro, em oposição a quanto dinheiro elas ganharam no passado. E essas expectativas provavelmente são ajudadas por ter uma personalidade carismática,

A Tesla é uma empresa cara de administrar. Não é como uma empresa de mídia social, onde você aluga algum espaço de alguns servidores e digita algum código. Você tem que construir grandes fábricas para construir carros. E, historicamente, a Tesla precisou de muito dinheiro para se administrar, e a Tesla conseguiu vender milhões de dólares em ações para novos acionistas, até certo ponto ignorando a maneira como Wall Street geralmente funciona e não encontrando grandes instituições para vender ações. através de bancos, mas sim indo ao mercado e vendendo ações para acionistas individuais que são grandes fãs de Elon Musk. Então, sua personalidade pública o ajudou a arrecadar dinheiro para construir uma grande empresa que faz coisas reais, e também manteve o valor dessa empresa muito alto porque as pessoas gostam e gostam dele.

Nada disso se traduz de forma direta na ideia de que possuir o Twitter tornará isso mais valioso. Pelo menos não para mim. Não é óbvio para mim como, se ele comprasse o Twitter, ele seria mais capaz de divulgar sua mensagem, ou mais capaz de contar uma história de uma maneira que seja boa para Tesla e boa para seus interesses econômicos. Mas não é óbvio que não seria. E ele é um cara muito inteligente. Uma maneira possível de contar essa história é que o Twitter não ganha tanto dinheiro em comparação com o Facebook e outras empresas de mídia social. Não é uma empresa tão grande em termos de capitalização de mercado. Ele pode dizer: “Olha, eu ganho muito valor com esse acesso direto ao público”. Possuir esse acesso direto ao público – possuir aquela coisa que cria tanto valor para Elon Musk e Tesla – tem que ser valioso de alguma forma, seja aumentando o valor que ela cria para a Tesla, ou seja encontrando uma maneira de monetizar o valor que ela cria para estrelas do esporte e celebridades e Donald Trump e muitas outras pessoas. Você sabe, os tweets de Donald Trump quando ele estava no Twitter poderiam criar bilhões ou trilhões de dólares em movimentos de mercado, certo? E o Twitter nunca ganhou muito dinheiro com isso. Não é óbvio como a empresa faria, mas se você está sentado em cima de uma coisa que pode criar tanto valor, certamente, se você for realmente inteligente, poderá extrair algum valor disso. Os tweets de Donald Trump quando ele estava no Twitter poderiam criar bilhões ou trilhões de dólares em movimentos de mercado, certo? E o Twitter nunca ganhou muito dinheiro com isso. Não é óbvio como a empresa faria, mas se você está sentado em cima de uma coisa que pode criar tanto valor, certamente, se você for realmente inteligente, poderá extrair algum valor disso. Os tweets de Donald Trump quando ele estava no Twitter poderiam criar bilhões ou trilhões de dólares em movimentos de mercado, certo? E o Twitter nunca ganhou muito dinheiro com isso. Não é óbvio como a empresa faria, mas se você está sentado em cima de uma coisa que pode criar tanto valor, certamente, se você for realmente inteligente, poderá extrair algum valor disso.

Em termos da maneira como você o descreveu usando o Twitter para sua imagem comercial e interesses comerciais, ele é sui generis ou você vê isso mais amplamente agora?

Acho difícil imitá-lo, mas acho que as pessoas são, e acho que o exemplo clássico nos últimos cinco anos foi o aumento das ações de memes: empresas como AMC e GameStop obtiveram avaliações de mercado muito altas e aumentaram muito de dinheiro através da mídia social, popularidade e memes de jogos. Adam Aron é o CEO da AMC, e ele é um graduado da Harvard Business School, um cara que trabalhou em empregos corporativos tradicionais. E ele realmente abraçou o estoque de memes e faz muitas coisas estranhas nas mídias sociais porque seus fãs no Reddit e no Twitter realmente gostam disso e parece ser bom para o estoque. E ele está bastante constrangido em dizer que trabalha para investidores de memes de varejo agora, e que fará coisas que os atraem.

Acho que havia essa percepção de longa data de que, se você fosse uma pessoa corporativa poderosa, só poderia ter problemas no Twitter e deveria escrever coisas sem graça que fossem examinadas por advogados. E acho que as pessoas estão reconhecendo que Elon Musk criou muito valor para suas empresas ao ser desequilibrado no Twitter. E acho que existem imitadores, e acho que estamos no início do jogo. Haverá mais imitadores. E isso se aplica à política. É a contrapartida óbvia, onde as pessoas perceberam que você pode ganhar muito dinheiro politicamente sendo um pôster.

Em uma coluna no início deste mês, você escreveu: “Olha, tudo isso faz todo o sentido, óbvio, intuitivo, simples. Se você é a pessoa mais rica do mundo, e irritante, e joga constantemente um jogo de computador, e obtém muito prazer e senso de identidade desse jogo, talvez um pouco viciado, então em algum momento você pode ter algumas sugestões para melhorias no jogo.” Em um nível, esta é uma conta mais pessoal de seu desejo de comprar o Twitter. E depois há a conta mais financeira, ou comercial, que você acabou de explicar. Mas, ao mesmo tempo, parece quase impossível desagregar essas duas coisas, a menos que você pense que todo o comportamento dele é uma performance elaborada ou algo assim, que eu acho que ninguém realmente acredita.

Eu acho que está certo. Quer dizer, é possível que na cabeça dele eles estejam desagregados, certo, e eu esteja errado sobre um deles. Mas o que é Tesla? Em algum nível, acho que ele acredita genuinamente que está fazendo algo de bom para o mundo eletrificando carros e se livrando do motor de combustão interna. E também acho que ele gosta de ganhar muito dinheiro e ser rico com sua participação na Tesla.

Análise profunda: Ele gosta de dinheiro.

Você poderia dizer que estou errado. Quero dizer, ele não gasta dinheiro com o tipo de luxo que muitos outros fazem. Não sei o que o motiva. Não acho que seja óbvio que a Tesla seja uma empresa puramente lucrativa ou uma empresa puramente humanitária. E acho que isso provavelmente é verdade para a maioria de seus empreendimentos, onde ele gosta de desafios pessoais, como resolver quebra-cabeças, e gosta de ser um homem de negócios rico e bem-sucedido, e gosta de pensar que está fazendo algo de bom para a humanidade. E acho que o Twitter se encaixa em todas essas coisas também.

Existe alguma coisa que possamos dizer de seus registros na SEC ou outras declarações sobre quais são seus planos para o Twitter?

Eu não posso dizer nada. Ele falou na conferência ted sobre isso. Ele disse coisas como ele quer mais liberdade de expressão, ele quer não banir permanentemente as pessoas, ele quer menos dependência da publicidade porque ele acha que isso é ruim para a liberdade de expressão – o que é, a propósito. Acho que, se você não moderar o Twitter, vai desligar os anunciantes. Se você não se importa com os anunciantes, pode ter um Twitter menos moderado. Coisas assim. Musk acabou de twittar que quer que seus piores críticos permaneçam no Twitter, porque é isso que significa liberdade de expressão. Eu acho que muitas pessoas estão preocupadas que ele vai banir seus críticos.

Do ponto de vista das finanças corporativas, a ideia é que você compre o Twitter e então ele será uma empresa privada e ele simplesmente o controlará. Assim, ele não precisa apresentar um plano de negócios para, por exemplo, a diretoria do Twitter ou os acionistas do Twitter. Ele pode apenas dizer a linha de negócios: você pega o dinheiro e vai embora, e então é minha empresa para controlar. Então ele disse algumas coisas. Eles não são obrigatórios para ele. Se ele é dono da empresa, ele é dono da empresa e pode fazer o que quiser.

Por outro lado, ele está recebendo dinheiro de forasteiros: ele está recebendo dinheiro de bancos e, potencialmente, de parceiros de capital. E então, presumivelmente, ele tem algum plano de negócios para isso, onde ele está dizendo: “É assim que vou ganhar dinheiro com o Twitter”. Ele fez barulho sobre assinaturas.

Sua concepção de liberdade de expressão parece amplamente alinhada com o que se tornou uma abordagem mais direitista ou conservadora para questões de discurso, que essencialmente argumenta que as empresas de mídia social não deveriam banir pessoas por coisas consideradas inadequadas ou discurso de ódio ou qualquer outra coisa. Essa é a sua leitura da opinião dele sobre a liberdade de expressão, ou ele está dizendo algo mais interessante?

Não ouvi nada de interessante. Acho que ele tem um histórico de ser um troll no Twitter e de ser meio abusivo. Acho que a visão dele sobre o que é um comportamento aceitável no Twitter é que ele abaixaria o botão um pouco, ou mais alto, ou qualquer outra coisa. Ele mudaria o botão de maneira um pouco diferente de como a atual administração do Twitter o fez. Ele pode ter algum plano interessante, mas ainda não ouvi. Ele quer um pouco menos de moderação e um pouco mais de liberdade para todos.

Isso parece um problema para as empresas de tecnologia em geral, mas como isso se manifesta com uma empresa internacional? Obviamente, o Twitter existe em muitos países que têm menos proteções à liberdade de expressão do que nós, e muitas vezes os governos pedem às empresas de mídia social que reprimam o discurso de que não gostam. Você tem uma noção de como o Twitter lidou com essas questões em geral e como ele pode ser diferente?

Acho que todos tiveram dificuldade em lidar com esses problemas. Minha impressão é que, embora Elon deva operar internacionalmente, seu contexto para a palavra da moda “liberdade de expressão” é em grande parte americano. Mas, se ele for dono do Twitter e o governo na China quiser receber as mensagens diretas dos dissidentes em troca da aprovação de uma fábrica para a Tesla, ele enfrentará pressões diferentes das pressões de uma montadora – pressões que são sobre discurso e política e dados do usuário. E não sei se ele tem respostas melhores para essas pressões do que a história não particularmente gloriosa das empresas públicas de mídia social existentes.

Musk já teve alguns desentendimentos com a SEC. O que você pode nos dizer em geral sobre sua abordagem à SEC? E você acha que o governo vai pesar de alguma forma nessa tentativa de comprar o Twitter?

Sua abordagem à SEC é, como ele disse publicamente, que ele não respeita a SEC. Ele os chama de bastardos. Ele teve um conjunto realmente bizarro de confrontos com eles, onde ele imprudentemente twitta coisas e a SEC revisa com um pente fino e tenta pegá-lo dizendo coisas que não são verdade. E tudo isso surgiu quando ele, em 2018, disse que estava pensando em tornar a Tesla privada e que tinha financiamento garantido. E ele simplesmente não o fez. Ele está dizendo agora que ele fez, mas ele simplesmente não fez. E a SEC achou que isso era enganoso, o que era. Então eles o processaram. Eles acabaram se conformando com uma quantia relativamente pequena de dinheiro. Era como vinte milhões de dólares, o que não é nada para ele. [Musk também teve que deixar o cargo de presidente da empresa.]

Desde então, tem havido muita discussão sobre esse acordo. Ele é um cara inteligente que não parece falar com advogados antes de fazer as coisas. A SEC pode impedir essa aquisição? Eu não acho. Eu acho que, do ponto de vista da lei de valores mobiliários, a SEC está no negócio de proteger os investidores e deixá-los fazer este acordo se o acordo for acordado, e isso é a coisa certa para a SEC fazer. Não sei se mais alguém no governo poderia impedir isso. Se você está pensando a partir de princípios básicos e acredita que o Twitter é, em certo sentido, a praça da cidade, como Elon Musk o chamou, então você pode estar nervoso com um bilionário caprichoso que o torna privado, certo? Você pode dizer: “Ah, devemos ter algumas restrições para não permitir que você bana seus inimigos ou qualquer outra coisa”. Você poderia imaginar um governo, em algum lugar do mundo, dizendo: “Sabe, deveríamos regular isso do jeito que costumávamos fazer com as emissoras de televisão, onde você tem algum tipo de dever de equilíbrio ou qualquer outra coisa.” Mas o aparato regulatório real em torno da mídia social nos EUA não faz isso. Então eu acho que se ele comprar e fizer o que quiser com ela, isso não é uma preocupação para os reguladores dos EUA. Estou menos claro qual é a situação europeia. Eles gostam de se intrometer um pouco mais.

Eles acabaram de aprovar essas novas restrições na Europa nas mídias sociais. E parecia que, nos últimos dois anos, houve um consenso amplo, pelo menos retórico, de ambas as partes nos EUA de que a mídia social é problemática e precisa ser mais regulamentada. No entanto, em termos de que isso realmente aconteça, parece muito distante.

Acho que, nos EUA, ninguém quer abrir mão de uma vantagem nas redes sociais. Então você não quer um regulamento que impeça o seu lado de fazer algo. E acho que há apenas uma incapacidade geral de fazer uma regulamentação ambiciosa na moderna política americana de impasse.

Para dar um passo atrás, o que você achou do Twitter como empresa nos últimos quinze anos? Eu sei que não é do tamanho de algumas outras empresas de mídia social, mas acho que todo mundo sente que teve um enorme impacto no mundo de alguma forma.

Minha impressão é que o estereótipo é basicamente correto. O impacto não se traduz no tipo de valor em dólares que outras empresas de mídia social obtêm. Vender anúncios no Instagram é muito fácil, porque você está vendo fotos bonitas de coisas que você acha legal, e então eles mostram uma foto de outra coisa que eles acham que você pode achar legal. E aí você vai comprar, né? O modelo de publicidade do Instagram é muito simples. O modelo de publicidade do Facebook é: Sabemos tudo sobre você, então sabemos que você está querendo comprar um carro. Então aqui está um anúncio de carro ou qualquer outra coisa. Para o modelo de publicidade do Twitter, eles não sabem muito sobre você. O estereótipo é que você está lá para lutar e fazer piadas estranhas e trollar as pessoas. O caso de uso do Twitter não é tão favorável à publicidade quanto as outras grandes empresas de mídia social. E assim, por um lado, plausivelmente tem um impacto maior no mundo porque você está lá para ter debates políticos. E, por outro lado, é mais difícil de rentabilizar.

Então aqui está essa coisa que teve um enorme impacto no mundo, e teve um enorme impacto sobre o cara que quer comprá-lo, transformando-o na pessoa mais rica do mundo, e ainda assim nunca esteve à altura disso como um negócio. Se eu fosse a pessoa mais rica do mundo, isso pareceria uma oportunidade de negócios atraente .

Eu acho que está certo. Não é óbvio que todo produto influente para o mundo seja capaz de capturar todo esse valor para seus acionistas. Mas, você sabe, talvez Elon Musk possa encontrar maneiras melhores de capturar esse valor. Quero dizer, ele está falando sobre assinaturas, certo?

Sim. O que você acha disso?

Não me parece uma maneira brilhante de capturar esse valor. Pode ser.

Parece que, se funcionasse monetariamente, teria algumas desvantagens em relação a essa influência de que estamos falando.

Oh sim. Eu concordaria. Eu não sei o quão sério ele é. Não acho que o plano dele para o Twitter seja transformá-lo em um serviço apenas para assinatura, mas o que eu sei? Ele não é a primeira pessoa a perceber que este é um produto extremamente influente com um negócio um tanto sem brilho. Acho que é um problema genuinamente difícil, mas, você sabe, ele construiu foguetes e outras coisas. Ele pode estar procurando outro problema difícil de resolver.

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